Embora Maragogi seja um destino imperdível de Alagoas, com suas piscinas naturais e águas cristalinas, o estado oferece outras opções paradisíacas, ainda mais tranquilas e menos frequentadas. As praias de Porto de Pedras e Japaratinga, no litoral norte do estado, são alternativas para quem busca beleza natural, mas com um ambiente mais sereno e reservado, ideal para quem deseja escapar do turismo de massa.
Em Japaratinga, localizada a cerca de 8 km de Maragogi e situada a poucos minutos do Japaratinga Lounge Resort, a Praia do Salgado se destaca como um refúgio ideal para quem deseja tranquilidade. Com águas calmas e mornas, e uma faixa de areia extensa rodeada por vegetação nativa, o local proporciona uma sensação de isolamento e conexão direta com a natureza. Apesar da falta de grandes estruturas à beira-mar, sua proximidade com o resort garante acesso a serviços como restaurantes e acomodações.
Outro atrativo da Praia do Salgado é o fenômeno do recuo da maré, que, a depender do dia, pode ficar com a água tão rasa que é possível andar quilômetros mar adentro sem que a profundidade ultrapasse o tornozelo. Esse fenômeno oferece a oportunidade de observar os corais e a vida marinha de perto.
Além da Praia do Salgado, há outras opções igualmente deslumbrantes e intocadas na região, como a Praia de Japaratinga, localizada ao lado, onde é possível explorar as piscinas naturais que normalmente são mais procuradas em Maragogi, a Praia do Patacho, em Porto de Pedras e a Praia de Barra Grande, cuja areia tão clara deixa o mar com um tom leitoso — esta remete à famosa Praia de Antunes, ambas em Maragogi. É comum encontrar cardumes nas águas e uma abundante quantidade de caranguejos na areia.
Os destinos são ideais para famílias que querem levar crianças, pois não há necessidade de trilhas. O acesso é fácil e há locais para estacionar próximo aos principais pontos turísticos. Embora esses destinos não sejam tão badalados quanto Maragogi ou Maceió, capital alagoana, são tão proveitosos quanto.
COMO SE PREPARAR
Como o acesso a quiosques e restaurantes é restrito, aproveite para levar lanches leves, água e bebidas. O clima costuma ser quente durante o ano todo, no verão as temperaturas costumam passar de 30°C, tornando ainda mais importante manter-se hidratado. Além dos itens básicos, como protetor solar, chapéu e óculos de sol, leve também um kit de primeiros socorros com curativos, antissépticos e medicamentos essenciais, além de informar-se sobre a UPA mais próxima antes de viajar. Esteja atento às condições das estradas, que, embora acessíveis, podem ser esburacadas e exigem atenção ao volante.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.