Saúde de Família & Cidadania Titulo Saúde de Família & Comunidade
O vilão do carnaval não será apenas o calor
Fabiano Gonçalves Guimarães
03/03/2025 | 09:04
Compartilhar notícia
Seri


Aos que contam os dias no calendário, o carnaval chegou com festas para todos os gostos e o merecido descanso para aqueles que não gostam de folia. O importante é curtir esse feriado de quatro dias e até cinco para aqueles que emendam a quarta feira de cinzas, com muito cuidado e mesmo com diversão, não esquecer da nossa responsabilidade individual, mas também como cidadãos integrantes de uma sociedade. 

Os megablocos que arrastam mais de 100 mil pessoas estarão a todo vapor nas capitais, cuja previsão de calor está em torno dos 43 graus em algumas cidades, de acordo com meteorologistas. Muito além da temperatura, que pode ser o maior desafio para os foliões deste ano, temos que ter cuidado com a água que se consome para evitar contaminação. Se você puder levar sua própria garrafa, melhor ainda. Afinal, a hidratação é um dos quesitos mais importantes quando se trata do carnaval de rua. 

Ao consumir líquidos comprados no comércio, observe a cor e cheiro antes do consumo, assim como o que for adquirido para repor as energias. A intoxicação alimentar aliada ao calor é uma grande vilã do carnaval. Evite molhos e maioneses, além de alimentos muito pesados, principalmente durante a folia. Se alimentar e pular logo em seguida, pode não fazer bem. Aguarde pelo menos 30 minutos depois da refeição, além do seu estômago, seus músculos e pés também agradecerão essa pausa. 

Castanhas e outras oleaginosas são uma boa pedida para levar de casa porque não pesam muito, são fáceis de carregar e aliviam aquela fome que só quem pula atrás do trio sabe qual é. Sobre as bebidas alcoólicas, você já deve saber: se beber, não dirija. E mesmo utilizando transporte público e outras alternativas, cuidado com os excessos. O álcool pode aliviar o calor inicialmente, mas em grandes doses pode causar desconfortos físico e mental, e além da famosa ressaca, existe o risco do coma alcóolico. 

Aos trabalhadores ambulantes que estarão abastecendo todo esse público, o uso de bonés, protetor solar com reaplicação frequente e camiseta de manga longa é recomendado. Afinal, trabalhar com o sol ao longo do dia exige um esforço físico grande e cuidados extras. 

E não podemos deixar de citar sobre as famosas ISTs. O alerta de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis é ligado com o dobro de atenção. O uso de preservativo é recomendado em todas as relações para evitar HIV, sífilis e outras que causam sintomas severos no organismo ao impactar diretamente a qualidade de vida e que demandam tratamentos específicos. 

O pós-folia sempre chega, não é a toa que termina em uma quarta-feira de cinzas. Volte a sua rotina normalmente com uma alimentação equilibrada. Nada de dietas radicais para fazer aquele famoso detox que são mais marketing que algo efetivo para nosso organismo. Para as dores musculares, alongamentos ajudam a relaxar o músculo e a reduzir a fadiga. Em muitos casos, hidratação e uma boa noite de sono são verdadeiros remédios. 

Com todas essas recomendações, desejo a você, leitor, leitora, um ótimo carnaval com muita diversão. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;