Nacional Titulo Fim de uma era
Microsoft desliga Skype após duas décadas e foca no teams

A notícia foi anunciada pela Microsoft na última sexta-feira (28), por meio do perfil oficial da plataforma no X, redesenhando seu portfólio de serviços de comunicação

Da Redação
11/03/2025 | 10:08
Compartilhar notícia
FOTO: Freepik


Após 20 anos de operação, o Skype, serviço que popularizou as videochamadas no mundo todo, será desativado no próximo dia 5 de maio. A notícia foi anunciada pela Microsoft na última sexta-feira (28), por meio do perfil oficial da plataforma no X, redesenhando seu portfólio de serviços de comunicação.

LEIA MAIS: Falha no Chromecast é admitida pelo Google, que orienta usuários; entenda


A decisão de encerrar o Skype foi motivada pela estratégia da empresa em concentrar esforços no Microsoft Teams, sua plataforma corporativa, que já oferece funcionalidades similares às do Skype, como chamadas de vídeo individuais e em grupo, além de mensagens e compartilhamento de arquivos. “Com o Teams, os usuários terão acesso aos mesmos recursos principais, mas em uma plataforma mais moderna e integrada aos produtos do Office”, explicou a Microsoft em comunicado.


Lançado em 2003, o Skype se tornou um marco na história das telecomunicações, permitindo chamadas de voz e vídeo a um custo acessível, especialmente impactando o mercado de telefonia fixa. Em 2011, a Microsoft adquiriu o serviço por impressionantes US$ 8,5 bilhões, quando o Skype contava com cerca de 150 milhões de usuários. No entanto, o número caiu drasticamente para apenas 23 milhões em 2020, embora tenha experimentado uma breve recuperação durante a pandemia.


Nos últimos anos, o Skype sofreu com a ascensão de concorrentes mais simples e eficientes, como Zoom e Slack, além de enfrentar dificuldades em acompanhar a evolução das tecnologias móveis. A Microsoft, por sua vez, preferiu investir no Teams, que se consolidou como a escolha predominante entre empresas e organizações ao redor do mundo.

LEIA MAIS: X, antigo Twitter, apresenta instabilidade e internautas reclamam


A empresa justificou o fechamento afirmando que a tecnologia do Skype já não é mais compatível com as necessidades da era dos smartphones. Além disso, com a pandemia, a Microsoft integrou o Teams aos outros produtos do Office, buscando atrair o público corporativo.


Para minimizar os impactos da transição, os usuários do Skype poderão migrar gratuitamente para o Teams, usando suas credenciais atuais. A mudança será automática, com a transferência de chats e contatos para a nova plataforma.


Com o fim do Skype, a Microsoft segue a tendência de encerrar produtos que não se alinham mais com suas estratégias de longo prazo, como ocorreu com o Internet Explorer e o Windows Phone.


A empresa não divulgou detalhes sobre o número de usuários ou funcionários afetados pela descontinuação do Skype, e até o momento, não se pronunciou sobre a questão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;