Palavra do Leitor Titulo Palavra do Leitor
Palavra do Leitor - 25 de março de 2025
Da Redação
25/03/2025 | 08:08
Compartilhar notícia


Medalha ao ‘Diário’

‘Diário ganha medalha por divulgação da história e preservação da memória’ (Setecidades, dia 23). Parabéns ao Diário e ao grande jornalista Ademir Medici, responsável pela coluna Memória, que há 37 anos se empenha para resgatar e preservar os fatos históricos relevantes das sete cidades que compõem a região, pela premiação.

Paulo Moriassu Hijo

São Caetano

Hospital da saúde mental

‘Alex propõe criação de hospital regional para a saúde mental’ (Política, dia 23). Isto é muito bom. Um hospital especialmente a saúde mental. Luta por um em São Bernardo, tem muitas pessoas e trabalhadores precisando do tratamento geral, não só uma emergência que tome uma medicação e vai embola. O tratamento é essencial para este caso.

Élida de Fátima Oliveira

São Bernardo

Billings

Os problemas da Billings, a nossa maior riqueza da região, aumentaram, mesmo após tantos acordos, convênios, até internacionais, e verdadeira luta de alguns. Cabe severa preservação e melhoria do ambiente, infelizmente deixados de lado por políticos interessados apenas em votos, ou cargos. A Billings nasceu com a finalidade de gerar energia elétrica para atender ao aumento populacional da Região Metropolitana. A partir da década de 60, porém, o reservatório teve seu perfil de uso modificado e hoje corresponde ao maior manancial de água destinada ao consumo humano da Grande São Paulo, uma vez que mata a sede de 2,3 milhões de pessoas, sendo 1,5 milhão em Santo Andre, São Bernardo e Diadema. Há outros usos da represa, como a pesca e as atividades relacionadas ao lazer e à recreação, esportes náuticos etc. Portanto, há necessidade de os poderes públicos agirem nos três pilares da sustentabilidade: proteção ambiental, desenvolvimento social e crescimento econômico. Com o Consórcio em plena atividade, acredita-se que o sonho tornar-se-á realidade. Por que não?

José Carlos Soares de Oliveira

São Bernardo

IA na medicina

Gostaria de tecer alguns comentários sobre soluções médicas obtidas com a ajuda da IA (Inteligência Artificial). Não tenho conhecimento técnico, mas acredito que a maioria das doenças está relacionada ao cérebro. A ciência médica pode, por meio da tecnologia da IA, ter um avanço extraordinário, já que esta tem um alcance relevante e pode proporcionar imagens cristalinas dos órgãos ou regiões afetadas. O mundo tem apresentado número significativo de doenças sindromáticas com algum tipo de deficiência neurológica. Espero que esta ferramenta seja usada apenas pelo bem da humanidade. Eu, com a intenção de fornecer subsídios baseados na minha vivência, emitindo minha opinião não especificamente técnica, após ler e assistir a vários informativos científicos, digo que a IA pode contribuir com a ciência para desvendar as causas do aumento de doenças neurológicas.


Euclides Marchi

Santo André

8 de Janeiro

‘Moraes vota para condenar a 14 anos de prisão mulher que pichou estátua do STF’ (www.dgabc.com.br). Atenção todas as brasileiras deste Brasilzão democrático e pulsante. De agora em diante não levem seus batons em bolsos, mochilas, bolsas, aviões ou qualquer outro meio de transporte. Pela ótica do iluministro Alexandre de Moraes, o batom é um instrumento altamente inflamável, o que o levou a decretar 14 anos de prisão à cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos por ter escrito com ele “perdeu, mané” na estátua da “Justiça” em Brasília. Débora foi considerada perigosíssima pela ótica do ministro ao portar esse item tão icônico. Depois dessa pena todos nós estamos ultratranquilos, afinal ele está salvando nossa ‘demo’cracia! 

Beatriz Campos

Capital




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;