Setecidades Titulo Memória
Jundiahy. Uma Bandeira Cultural. Ou: uma aula a céu aberto. À frente, o professor Cintra. E dá para ir de trem

Gustavo Carvalho, José Roberto Fornazza, historiadores do futebol, embaixadores de Jundiaí no Memofut (Grupo Literatura e Memória do Futebol)

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/04/2025 | 06:00
Compartilhar notícia


Gustavo Carvalho, José Roberto Fornazza, historiadores do futebol, embaixadores de Jundiaí no Memofut (Grupo Literatura e Memória do Futebol).

Fornazza prefere sempre a grafia antiga, Jundiahy.

Além de Fornazza, também o professor José Arnaldo de Oliveira defende a grafia Jundiahy.

Os trilhos unem: Santos (outrora) a Jundiaí, cortando o Grande ABC: tudo a ver. Que retornem os trens de passageiros desde a estação santista.

Professor Jorge Pimentel Cintra, como um bandeirante, coordena neste sábado (12) mais um passeio e bandeira cultural, desta vez em Jundiaí – ou Jundiahy. 

Do Grande ABC até lá dá para ir de trem. Então basta procurar a Ponte Torta, à Rua Dr. Odil Campos Saes, esquina com a Rua José do Patrocínio (número 675). Daí sairá, às 10h30, o cortejo, com a aula do professor Cintra ponto a ponto. 

Não precisa se inscrever nem pagar taxa alguma. É tudo de graça, graças ao idealismo do professor Cintra.

ROTEIRO

1 - Ponte história em Tijolo (Ponte Torta), passagem de bonde com tração animal. 

2 - Catedral Nossa Senhora do Desterro.

Nesta parada, pontos de visita como a primeira capela, de 1651, e o bairro Colônia, onde os imigrantes italianos chegaram em 1890.

3 - As ruas antigas da cidade: Direita, do Meio, Nova e Boa Vista, cujos nomes atuais são Barão de Jundiaí, do Rosário, Senador Fonseca e Zacarias de Goes

4 - Igreja do Rosário dos Homens Pretos e local onde existiu a igreja de São Benedito, espaço ocupado pelo Gabinete de Leitura Rui Barbosa.

5 - Museu Histórico e Cultural (Solar do Barão de Jundiaí).

6 - Pinacoteca Diógenes Duarte Paes.

7 - Mosteiro de São Bento e Hospício dos Padres Bentos.

8 - Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

9 - Praça da Bandeira (antigo Largo do Rocio e do Rosário) e obelisco em homenagem ao centenário da Independência, com a cápsula do tempo.

10 - Museu da Companhia Paulista; complexo ferroviário Jaime Cintra.

Retorno a São Paulo e Grande ABC previsto para as 17h.

Crédito da foto 1 – Original: Torre do Tombo, Lisboa; divulgação: Samuel Vidilli

HISTÓRIA. Cópia da ata da criação da vila de Jundiahy: referência oficial de criação da cidade em 14 de dezembro de 1656 e não 1655, como se divulga (pesquisa: Samuel Vidilli)

Semana Santo André 2025

Crédito da foto 2 – Folha do Povo; acervo: Adelino Faccioli

POLÍTICA. Início dos anos 1960. No plenário, o prefeito Oswaldo Gimenes, que seria cassado, e o vereador Cid Flaquer Scartezzini, falecido este ano

NAS ONDAS DO RÁDIO

GRANDE ABC E VOCÊ

Um mergulho na Educação e no comportamento na infância e puberdade; a leitura em sala de aula; Educação Moral e Cívica; os hinos nacionais; “bença” pai, “bença” mãe, “bença” vó, “bença” vô...

Não havia celular. Havia o livro e a cartilha, em papel...

Produção, apresentação e texto de abertura: José Carlos Pereira, que fez história na Publicidade do Diário. Consultora musical: Marilza Cunha Pereira. Amanhã, sábado, a partir das 7h da manhã. Rádio ABC AM (1570) e FM (81.9).

QUINTA AVENIDA

Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga. Hoje, meio-dia, com reapresentação na segunda-feira, no mesmo horário. Rádio 365 News – www.radio365.com.br/radio-365-news 

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 11 de abril de 1995 – Edição 8984

MANCHETE – Aposentado terá mínimo de 100 reais.

MOVIMENTO SINDICAL – Tribunal Regional do Trabalho julgava não abusiva a greve dos metalúrgicos da General Motors em São Caetano.

SÃO BERNARDO - Agesbec, o maior armazém da região, após sete anos no vermelho, teve lucro em 1994 e se preparava para ser privatizada.

FUTEBOL – No Taquarão, Taquaritinga 0, Santo André 2.

Em Bauru, Noroste e, São Caetano 1.

Em Votuporanga, Votuporanguense 2, Grêmio Mauaense 1.

Em São Bernardo, Esporte 0, Jaboticabal 2.

MEMÓRIA – O gaúcho dos Meninos: entrevista com Arlindo Albino Marques, memorialista de Rudge Ramos.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Cafelândia. Elevado a município em 1925, quando se separa de Pirajuí.

No Rio Grande do Sul: Brochier, Dezesseis de Novembro, Erebango, Ernestina e Nova Brescia.

E mais: Acari e Touros (RN), Coxim (MS), Guaraí (TO), Heliópolis (BA), Jutaí (AM), Papanduva (SC), São João da Canabrava (PI), São José da Coroa Grande e Tuparetama (PE) e Tapejara (PR).

HOJE

Dia do Infectologista

Dia do Kung Fu

Dia do Prefeito. Aprovado pela Câmara Federal em 2017. A data lembra o 11 de abril de 1835. Naquele dia o primeiro cargo de prefeito foi criado pela Lei nº 18, da Assembleia Provincial Paulista.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

NOTA – O Dia do Prefeito também é comemorado em 6 de outubro.

Santa Gema Galgani

11 de abril

Nasceu em Camigliano, na Toscana, em 1878, e morreu em Lucca, aos 25 anos. É uma história de fervorosa piedade, de caridade e de contínuos sofrimentos. 

Fonte e ilustração: Canção Nova




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;