Editorial Titulo Editorial
Indústrias em debate
Do Diário do Grande ABC
12/04/2025 | 09:40
Compartilhar notícia


O lançamento do programa Nova Indústria Grande ABC pelo Consórcio Intermunicipal representa resposta articulada e estratégica aos desafios enfrentados pelo setor produtivo da região na última década. A perda de protagonismo, marcada simbolicamente pela saída da Ford de São Bernardo em 2019, gerou impactos econômicos severos para as sete cidades. Ao mirar diretamente nas micro e pequenas empresas – parcela expressiva do tecido empresarial – a iniciativa busca reverter esse cenário, estimulando inovação, sustentabilidade e ganhos de produtividade. Trata-se de movimento para reestruturar a base econômica regional, alinhado às diretrizes do projeto federal Nova Indústria Brasil.

A força da proposta está na articulação entre diferentes instituições, como Sebrae, Senai e Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, o que confere capilaridade e respaldo técnico às ações. Diagnósticos empresariais, capacitação de mão de obra e estímulo à transformação digital representam conjunto de instrumentos para criar condições mais favoráveis à permanência das empresas já instaladas. Além disso, ao propor soluções que favorecem o aumento de faturamento e a redução de custos operacionais, o programa tende a tornar a região mais atrativa a novos empreendimentos, diminuindo a evasão de investimentos e ampliando o horizonte de oportunidades aos trabalhadores.

O Consórcio cumpre, assim, papel relevante ao conduzir política de estímulo industrial exatamente quando se exigem respostas concretas à desin-dustrialização, iniciativa há muito cobrada por este Diário. Trata-se de compromisso com modelo de desenvolvimento que valoriza a produção local, gera emprego e distribui renda. A construção de ambiente mais propício à competitividade empresarial, via ações integradas, contribui tanto para a retomada do dinamismo econômico do Grande ABC quanto para repôr a região como referência nacional em inovação produtiva. Cabe agora aos gestores públicos, empresários e sociedade civil unirem esforços para transformar a agenda em resultados duradouros.

LEIA TAMBÉM:

Indústria do Grande ABC vai ganhar programa de incentivo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;