A visita do secretário de Estado Gilberto Kassab ao Grande ABC deixa evidente que as articulações com vistas às eleições de 2026 já estão em curso. Ao almoçar com lideranças, Kassab, que preside nacionalmente o PSD e é cotado para disputar o governo de São Paulo, demonstra que o tabuleiro político começa a se movimentar. As presenças de Paulo Serra, ex-prefeito de Santo André, presidente do PSDB paulista e nome bem posicionado ao Palácio dos Bandeirantes em pesquisas recentes, e de Marcelo Lima (Podemos), prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio Intermunicipal, mostram que a região passou a ser ponto de convergência para debates eleitorais e construção de alianças.
Com o gesto, Kassab reconhece o peso estratégico da região. A presença de nomes com densidade eleitoral e influência partidária mostra que o Grande ABC volta a ocupar espaço relevante no panorama político estadual. A reaglutinação dos sete prefeitos no Consórcio Intermunicipal, agora com a adesão da Capital paulista, representa a retomada de agenda comum e a formação de base política articulada. Marcelo Lima, que comanda a maior cidade administrada pelo Podemos no Brasil, e Paulo Serra, comandante paulista do PSDB e cada vez mais próximo do PSD do secretário estadual, são exemplos de lideranças que ampliam o raio de atuação para além de seus municípios.
É nesse cenário que se vislumbra possível redesenho do campo político visando o pleito de outubro do ano que vem, que já dá sinais nítidos de que está se aquecendo. Tendo Kassab a força que tem, é evidente que a visita serviu para consolidar apoios e mapear potenciais candidaturas. A pujança política demonstrada nas urnas por Marcelo Lima e Gilvan Junior (PSDB), eleito prefeito de Santo André no primeiro turno, associada à boa avaliação de Paulo Serra, mostra que o Grande ABC tem nomes preparados para assumir protagonismo estadual. Nesse xadrez, a região se fortalece como um polo de articulação e passa a exercer influência direta na definição dos rumos políticos do Estado e do País.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.