Patrocinado pela Associação das Empresas do Sistema de Transporte, serviço de internet pode ser usado nos 238 veículos de consórcio
O sistema de internet gratuita fornecido aos passageiros dos ônibus municipais de Santo André rompeu a barreira dos 50 mil usuários. A tecnologia, que está disponível nos 238 veículos do Consórcio União Santo André, tinha nesta quinta-feira (15) 52.441 passageiros cadastrados, segundo dados fornecidos ao Diário pela Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André). O número aumenta dia após dia.
Segundo o consultor de tecnologia da Aesa, Adiel Guerreiro Ortiz, o passageiro que deseja conectar seus dispositivos à rede disponibilizada pelos veículos deve realizar cadastro simples. “Ao ligar o wi-fi do celular dentro do ônibus o usuário já irá notar a rede que poderá acessar e, depois do preenchimento de um breve formulário, o acesso já estará disponível. Dessa forma, toda vez que ele entrar no ônibus já vai estar conectado automaticamente”, orienta.
Ortiz explica que a tendência é o crescimento do número de usuários conectados.“Hoje temos mais de 52 mil pessoas utilizando o serviço, mas esse número muda com rapidez, pois todos os dias mais usuários se cadastram.” O serviço está presente nos ônibus que compõem o consórcio, formado pelas empresas Etursa (Empresa de Transporte Urbano Rodoviário de Santo André), Viação Guaianazes, Viação Vaz e Viação Curuçá.
OUTRO INVESTIMENTO
A Aesa também oferece uma atualização do aplicativo para celular Cittamobi, que traz informações em tempo real sobre os itinerários dos ônibus sem visualização de propagandas. Os números do mês de abril computaram cerca de 30 mil usuários utilizando a plataforma sem anúncios, com uma experiência mais fluida e sem interrupções – a nova versão custou R$ 240 mil, custeados pela associação de empresas de transporte.
Entre as funcionalidades do aplicativo está a previsão do horário de chegada dos coletivos, baseada nos dados de GPS dos veículos; alerta em tempo real sobre mudanças na operação, como atrasos, desvios de rota ou paralisações; consulta de todas as linhas disponíveis, com itinerários e horários; favoritar pontos e até ser avisado quando estiver próximo ao destino.
A iniciativa faz parte do Promobi, novo plano de mobilidade urbana de Santo André, que inclui ainda a renovação da frota de ônibus, reforma de pontos e outras ações. O investimento total do programa será de R$ 256 milhões, custeados na maior parte pelas empresas. Na semana que vem, o prefeito Gilvan Junior (PSDB) programa a apresentação de novos veículos já adquiridos pela Viação Guaianazes.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.