Deputado federal vai destinar R$ 18,5 milhões para a saúde da região e tem visitado prefeitos a fim de saber as demandas
O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi (MDB), vai conseguir cumprir promessa de campanha com o apoio do deputado federal Alex Manente (Cidadania). Nessa sexta-feira (16) o cidadanista visitou o município e garantiu recursos para a construção do Centro TEA, voltado ao acompanhamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista e às famílias atípicas. Hoje a cidade possui cerca de 300 pacientes inseridos na rede de saúde, mas a Prefeitura acredita que o número de pessoas com transtornos é maior, o que reforça a necessidade de um equipamento de referência.
LEIA MAIS: Alex discute investimentos em saúde mental com Tite
“Diadema é uma situação especial, porque o prefeito Taka já tinha o comprometimento de tirar do papel o Centro TEA e em conjunto com o programa que temos de atendimento à mãe atípica e à saúde mental, o investimento de emendas neste sentido casou adequadamente. Vou garantir recursos para a construção do Centro TEA e inserir os programas de saúde mental integrado ao das mães atípicas e autistas”, afirmou o parlamentar.
O valor do investimento ainda não foi definido, conforme Alex, porque depende do projeto que será apresentado. Segundo a Prefeitura, a proposta deve chegar nas mãos do deputado no início da próxima semana. “A diferença de Diadema para as outras cidades que receberão emendas é que aqui será construído o Centro, nas demais serão feitas reformas ou readequações”, pontuou o deputado federal.
O prefeito afirmou que a visita de Alex Manente foi muito produtiva, tendo em vista que foram discutidas várias demandas da região e o deputado se prontificou a ajudar Diadema com sua experiência e envergadura no Congresso Nacional.
“O tema central da conversa foi a construção do Centro TEA, ajudando não só as mães atípicas, mas também as nossas crianças aqui de Diadema. O deputado já se prontificou não só com suas emendas parlamentares, mas também com interlocução junto à iniciativa privada a ajudar a cidade nessa construção, que já tem uma área destinada à edificação de um equipamento de saúde. Será uma grande alegria (construir) um centro dessa envergadura, tratando não só a criança, mas também a família, no contexto geral da saúde mental “, disse Taka.
LEIA MAIS: Alex dialoga sobre saúde mental com 3 prefeitos do Grande ABC
O deputado federal tem visitado os prefeitos do Grande ABC para tratar sobre investimento em programas voltados à saúde mental com verbas do Orçamento da União. O cidadanista, que vai destinar emendas ‘pix’ no valor de R$ 18,5 milhões para região, apoia a campanha Nossa Saúde Mental, do Diário, a qual objetiva aumentar a retaguarda regional a pacientes que sofrem com transtornos psíquicos.
Emenda de transferência especial, ou pix, permite que parlamentares direcionem recursos do orçamento federal para estados e municípios sem a necessidade de um convênio específico, e o deputado tem até dia 23 para indicar a destinação do recurso.
Além de Diadema, Alex Manente já esteve em São Caetano, em reunião com o prefeito Tite Campanella (PL), Mauá, com Marcelo Oliveira (PT), Rio Grande da Serra, com Akira Auriani (PSB), Ribeirão Pires, com Guto Volpi (PL), e em Santo André, com Gilvan Junior (PSDB).
O encontro com o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos), ainda não foi definido.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.